- Diferença
O MRP I (Material Requirement Planning - Planejamento dos Recursos de Manufatura) Procura responder perguntas como following: when, Quanto comprar de CADA PRODUTO? When e Quanto Produzir de CADA PRODUTO? Ja o MRP II (Manufacturing Resource planejamento UO Planeamento dos Recursos de Produção) Busca respostas parágrafo: QUEM e Onde ira Produzir? Tenho material de parágrafo Produzir?Qual SERA O Seu Custo? entao, um Trata fazer estoque, das Compras de MATÉRIAS-primas e insumos e Outro, dos Recursos, Como Equipamentos, Operários.
- Vantagens
Instrumento de planejamento. Permite o planejamento de compras, como já visto, de contratações ou demissões de pessoal, necessidades de capital de giro, necessidades de equipamentos e demais insumos produtivos.
Simulação. Situações de diferentes cenários de demanda podem ser simuladas e ter seus efeitos analisados. É um excelente instrumento para a tomada de decisões gerenciais.
Custos. Como o MRP baseia-se na "explosão" dos produtos, levando ao conhecimento detalhado de todos os seus componentes, e, no caso do MRP II, de todos os demais insumos necessários à fabricação, fica fácil o cálculo detalhado voltado justamente para o custeio dos produtos.
Reduz a influência dos sistemas informais. Com a implantação do MRP, deixam de existir os sistemas informais, muitos usuais nas fábricas ainda hoje. Nesses sistemas a informação sobre um determinado produto por vezes fica armazenada "na cabeça de Fulano".
- Dificuldades
A maior dificuldade encontrada em uma implantação de processos ( incluindo MRP( I e II ), é a comportamento das pessoas. Resistência a mudança, zona de conforto, problemas com a cultura, etc, esses são os principais problemas relacionadas às pessoas na implantação de processos. Nem sempre estes problemas são ocasionadas propositalmente.
Além destas dificuldades, também existe os problemas com as Ferramentas, os tais CRMs, ERPs, entre outros. Cada área que é envolvida em um processo tem suas necessidades, suas próprias ferramentas, e a grande dificuldade é atender com a mesma ferramenta as necessidades de todas as áreas. Ou o processo tem que ser adaptado, ou são necessárias customizações na ferramenta que normalmente não são baratas.
O porte da empresa também é um dificultador, quanto maior ela for, mais difícil será a implantação de um processo. Quanto maior for a quantidade de pessoas envolvidas também será mais difícil.
A falta de estrutura organizacional pode também influenciar muito na implantação de processos, pois com isso existem muitas mudanças de diretrizes, de foco, de objetivos, de direcionamento. Isto reflete diretamente na implantação, havendo muitas mudanças dos processo, dificultando a efetivação dela. O sucesso da implantação de processos depende muito da direção da empresa. Demandam tempo, dinheiro, tempo de gerenciamento, e principalmente de apoio e cobranças.
É muito importante os processos serem implementados aos poucos, pois quanto maior for a mudança, maior será a dificuldade da implantação. Tudo faz parte de um progresso, que devem estar envolvidos a direção da empresa, a equipe de implantação e as equipes que irão executar os processos. Neste momento todos devem fazer parte de um único time, que tem como objetivo evoluir e melhorar os processos.
A implantação deste tipo de sistema causa grandes transtornos na fase inicial, pois todos os integrantes do processos precisam entender a importância na qualidade da informação apontada para que no futuro as informações contidas no sistema possam ser utilizadas para o planejamento de forma segura e assertiva.
ResponderExcluir